quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O guarda-chuva amarelo

O amor. Há coisas que nunca mudam, haverá sempre o mistério e o encantamento quando falamos da área. Aquele amor "Romeu e Julieta" dos tempos áureos de Shakespeare, mas não só, aquele amor que coloriu telas e encheu ouvidos de notas musicais românticas. Será que existe o amor eterno? A resposta simples à equação mais complicada é uma busca que remete-nos para a eternidade.

Esta é a minha visão. O amor é como um ser vivo, não existe, nasce e cresce, moldando-se aos acontecimentos desenrolados que irão determinar a sua maneira de ser futura. Considero então que, é possível (e preferível, para mim) viver um amor que dure e que seja feliz, descurando os casamentos com interesses socio-económicos que hoje em dia ainda são observados em determinadas culturas.
Se vinham com a ideia de ler um texto animador sobre o amor e as relações, esqueçam. A minha experiência actual mostra que simplesmente esta é uma posição onde não sei jogar. Antigamente, brincava a pensar que a vida era bela, hoje em dia brinco à mesma, mas já penso melhor e a vida não é bem assim... Antigamente apaixonava-me por gostarem de mim, hoje se me apaixono entro numa espiral de destruição maciça que acaba obviamente com escuridão e momentos difíceis. Antigamente acreditava no amor verdadeiro, que cada um de nós tem algures uma pessoa destinada que irá encontrar mais cedo ou mais tarde. Por outras palavras, acreditava no destino. Hoje, já penso melhor, penso que temos mais controlo do que pensamos e que cada acção tem uma reacção. Apesar de tudo, o mais pequeno evento pode accionar uma cadeia de acontecimentos que muda tudo, mesmo que ao inicio não o consigamos ver. Pergunto-me: porque é que mudei a minha forma de pensar e acreditar nas coisas? É difícil quando perdemos pela primeira vez, é ainda mais difícil quando após tanta luta voltamos a perder outra vez e outra vez... Afinal, sou eu que estarei mal? O amor é como uma borboleta, esmagas se o segurares com muita força e dás-lhe liberdade se o segurares com cuidado. Porque é que não consigo encontrar o meio termo? Pergunto, mas não encontro resposta...

Acho que o mais engraçado no amor é que nunca sabemos como é que as coisas vão acabar por acontecer. Para mim, todas as relações necessitam de manutenção, pode ser um pequeno gesto ou simplesmente retomares o caminho que estavas a seguir, e o mais importante é que, se gostas dessa pessoa e realmente te preocupas com ela, os sacrifícios são fáceis de se fazer.

Para concluir, penso que as relações são inevitavelmente frágeis. Quanto ao meu caso, sou narcisista, pessimista, obsessivo, inseguro e tenho tanto medo de intimidade que cada uma das minhas relações é uma jornada de auto-destruição que acaba num buraco negro de expectativas e desespero estilhaçados. A maneira mais fácil de perder alguém é querer essa pessoa demasiado. É importante referir os amigos, todos nós conseguimos lidar com qualquer situação desde que tenhamos aquele grupo que sempre esteve connosco. Não consigo imaginar como seria se estivesse por minha conta.
No final de tudo, temos é de nos sentir orgulhosos pelas decisões que tomámos e dormir de consciência tranquila. Nunca, mas mesmo nunca, cair nos mesmos erros. É natural que nos preocupemos com o futuro, especialmente quando pensamos que os nossos sonhos (neste caso o de encontrar a pessoa certa) podem não se realizar. Quanto ao meu futuro, já cheguei aquele ponto em que já não procuro, porque no fundo sei que ela anda por aí e que se algum dia tiver de aparecer, aparecerá...
Até à próxima e continuem sãos, eu já dei o que tinha a dar...

4 comentários:

  1. Gostei J.B. fizeste lembrar-me de tudo aquilo que já passei e não me arrependo de nada!
    A vida vai-nos dar muitos pontapés mas sei que terei sempre amigos para me ajudarem a levantar!

    Deste um belo discurso rodeado de tristeza e fizeste realçar a nossa amizade! Por esse teu gesto agradeço e digo "Obrigado!"

    Não te preocupes ambos sabemos que as nossas "Deusas Gregas" andam por aí e quando encontrar a minha e se possívelmente me casar quero que sejas o meu padrinho, juntamente com a tua deusa, o meu padrinho de casamento!

    Mais uma vez meu "Irmão" Muito Obrigado!
    Por mais que saibas que a vida te mande "abaixo" quero que te lembres que vou estar lá para te esticar a mão!

    Migas

    ResponderEliminar
  2. Sabes porque é que mudaste a tua forma de "pensar e acreditar nas coisas"? Porque houve alguém que cometeu contigo o maior acto de crueldade que um ser humano pode cometer, retirou-te a capacidade de SONHAR...

    ResponderEliminar
  3. agora num comentário mais elaborado, gostava de te relembrar uma das nossas conversas meio século à frente de 2010.
    Relembrando livros como "o secgredo", ou "o simbolo perdido", que nos apresentam aquela àrea de "fringe science", cutting edge. O estudo da consciência...os pensamentos têm peso! A lei da atracção provada em estudos científicos pelos maiores físicos do mundo!

    a verdadeira compreensão de E=mc2 , que é, muito simplesmente, nos somos energia, tudo é energia. Energia consciente de si.

    no fundo, a forma como nós pensamos, como nos vemos e ao nosso futuro, afecta quem nós somos.

    por isso te digo, faz como eu, e usa o teu direito de escolher naquilo que acreditas.
    agora faz uma pausa. e lê a última frase. tem uma coisa nova. Irreverente. escolher. no que que acreditas. Contradiar a lógica, a experiencia e a regra. e ao principio, contradiar até o teu feitio e personalidade.

    ESCOLHE NO QUE QUERES ACREDITAR

    coisas como:
    não vou tirar nega. não vou. sei que passo, não sei é a nota.

    vou encontrar o amor.
    sou boss
    erc

    ResponderEliminar